Auxiliar De Dentista! 10 Top Dúvidas!

Recebo com certa frequência e curiosidade, dúvidas de pessoas que desejam ser auxiliar de dentista, e perguntam onde fazer um curso de auxiliar de dentista, ou ASB (auxiliar de saúde bucal) antigamente chamada de ACD (atendente de consultório dentário).

Por este motivo vou fazer um post com as top 10 dúvidas de como se tornar uma auxiliar de dentista, pois é uma profissão que requer treinamento e também gostar do que faz.

Vamos as 10 dicas:

1- O que faz uma auxiliar de dentista?

A Auxiliar em Saúde Bucal(ASB) é o profissional responsável por otimizar e potencializar o atendimento do cirurgião dentista. Aumenta a eficiência dos protocolos de biossegurança do consultório odontológico, aumentado também a qualidade dos serviços oferecidos e executados tanto no serviço público quanto nos consultórios particulares.

2- Existe um curso para auxiliar de dentista?

Existem cursos regulamentados para o auxiliar em saúde bucal oferecidos pelas associações de odontologia (APCD, ABO, ABCD), sindicatos de classe, geralmente regulamentados pelo Conselho Federal e Regional de Odontologia. Hoje em dia devido a grande procura por este curso até o SENAC oferecem cursos para ASB.

3- Preciso ter alguma aptidão para ser uma auxiliar de dentista?

Geralmente pessoas com habilidades manuais e gostam da área da saúde costumam se adaptar mais rapidamente.

4- O que faz uma auxiliar de dentista no dia a dia?

Geralmente, auxiliam e instrumentam os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares. Faz todo o preparo para o atendimento do paciente, desenvolve ações de promoção de saúde bucal entre outros. você pode conferir em detalhes a lista completa das ações de uma auxiliar em saúde bucal no Blog Sofá do Dentista.

5- Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico em Saúde Bucal é a mesma coisa?

Não. O Técnico em Saúde Bucal (TSB) além de poder ter as atribuições do ASB tem pode também treinar e capacitar o ASB, ensinar técnicas de higiene bucal, prevenção de cáries através da aplicação tópica de flúor, remover suturas entre outros.

A minha dica é que você inicie pelo curso de ASB trabalhe como ASB e depois se estiver gostando faça o curso de TSB, que é mais caro e leva mais tempo.

6- Quanto tempo dura o curso de auxiliar em saúde bucal?

A carga horária exigida pelo Conselho Federal de Odontologia é  de 300 horas. Se o curso tem frequência semanal de uma aula por semana, pode levar uma ano para conclusão.

7- Qual é o preço do curso de auxiliar de dentista?

Encontrei na Internet cursos a partir de R$ 200,oo por mês. Porém, sempre alerto aqui no blog para não se atentar somente a preços, mas a qualidade do serviço que você vai adquirir. Portanto, não custa nada checar se perante ao MEC e ao Conselho Federal ou Regional de Odontologia este curso está homologado e aprovado.

8- Quanto ganha uma auxiliar de dentista?

O salário de uma ASB varia de estado para estado, de sindicato para sindicato. No estado de São Paulo é o SINDHOSP que regulamenta o piso das ASBs, TSBs e é reajustado anualmente.

9- Tem mais dicas sobre o que uma auxiliar de dentista faz?

Tem um ótimo blog, o ricardodentista.com.br que escreve ótimos textos sobre o assunto. Você pode ler o post “Como receber seu cliente?” ou “Como atender o telefone?” e saber mais sobre as tarefas e dicas de etiqueta.

10- Vale a pena um curso de auxiliar em saúde bucal?

Se você leu e chegou até aqui, já deu o primeiro passo para saber se está disposta ou não a seguir em frente. Eu nunca vi alguém que investisse em cursos, carreira que ficou arrependido depois. Se tem um tipo de investimento que você não vai arrepender, nem ninguém poderá tirar de você é o CONHECIMENTO! Invista em você! ;)

Fonte:

0 comentários

Deixe um comentário!

Switch to our mobile site