Doenças causadas pela falta de higiene bucal

No dia 13 de Setembro de 2011, no programa matinal Mais Você, da Rede Globo, a apresentadora Ana Maria Braga conversou com a dentista Cláudia Todescan sobre os problemas causados pela falta de higiene bucal. Leia o post do blog do programa e  veja como foi essa conversa.

“Você já ouviu falar que a saúde do nosso corpo começa pela boca? Mas será que as pessoas, depois que crescem, continuam tendo esse cuidado todo com a própria boca?”, questionou Ana Maria ao anunciar o assunto no Mais Você desta terça-feira, 13 de setembro. A apresentadora conversou com a dentista Cláudia Todescan, que falou sobre os principais problemas que a falta de higiene bucal pode provocar.

O programa foi às ruas para descobrir como a população está cuidando de sua boca. Na casa, a dentista mostrou vários tipos de limpadores e raspadores de língua. Ela disse que, além de garantir uma saúde bucal, eles ajudam a prevenir o mau hálito. “A pessoa não precisa conviver com um problema tão desagradável, então, a primeira coisa a ser observada é a língua”, deu a dica.

Um dos principais fatores do acúmulo deste tipo de placa bacteriana é a diminuição de saliva pela baixa ingestão de líquidos, stress, medicamentos de uso diário. Outro fator causador é a descamação excessiva de células da mucosa causada, principalmente, pelo uso de aparelhos ortodônticos, respiração bucal, falta de vitaminas, uso incorreto de enxaguatórios e o ronco.

O uso do limpador de língua é a maneira mais adequada para manter a língua livre de bactérias. Do ponto de vista odontológico, a remoção da placa bacteriana, estando ela só sobre a língua ou em outras áreas da boca, previne o mau hálito, cáries e as doenças de gengiva. A maioria das doenças que acontecem na boca precisam da placa bacteriana para acontecer. Por isso, é muito importante a visita periódica ao dentista, uma escovação correta, uso de fio dental e, eventualmente, dos raspadores de língua.

Nem todos os pacientes precisam dos raspadores de língua, apenas os que acumulam saburra. Estas bactérias caem na corrente sanguínea e causam danos ao nosso corpo interferindo em nossa saúde de uma forma geral. Bactérias da boca podem ser aspiradas e chegar aos pulmões causando pneumonias e abcessos pulmonares. Gestantes devem incluir no pré-natal as visitas ao dentista para fazer as limpezas profissionais e serem instruídas a como cuidar de seus dentes em casa.

Fonte: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1672762-10344,00-DENTISTA+EXPLICA+QUAIS+SAO+AS+DOENCAS+CAUSADAS+PELA+FALTA+DE+HIGIENE+BUCAL.html

0 comentários

Deixe um comentário!

Switch to our mobile site